Pergunta: Olá minha gatinha de um ano ela já é bem quietinha e de uns dias pra cá ela esta mais quieta e vomitando e tendo pouco apetite, o pelo do pescoço esta bem curto como se estivesse caindo. Recentemente ela teve filhotes e ainda não castrei será que é isto?
Resposta:
André Gatti: Olá Suellen, você relata que sua gata de 1 ano teve cria recentemente, se ela ainda não desmamou os filhotes, dependendo de quantos houver, do tipo de ração que ela come e do tratamento pré-natal que recebeu, ela pode estar bastante debilitada em decorrência da quantidade de energia que gastou durante o período de gestação e amamentação, ainda mais por ser uma gatinha muito jovem.
O recomendado é, sempre que um animal acasala e a gestação é confirmada, que seja feito o acompanhamento do pré-natal da gatinha por um médico veterinário, como ocorre com os humanos.
Durante esse acompanhamento, o especialista irá avaliar as condições da futura mamãe e orientar quanto aos cuidados necessários nessa fase, tais como: trocar a ração para uma de filhotes, de preferência uma super premium, e em alguns casos fazer a suplementação com complexos polivitamínicos, (quando o animal já se encontra com volume corpóreo abaixo do ideal).
A vermifugação da mãe também é muito importante, pois infestações de vermes podem debilitar muito as fêmeas gestantes. O vermífugo deve ser dado 10 dias antes do nascimento dos filhotes e 10 dias após, isso vai mantê-la livre de vermes e fazer com que todos os nutrientes ingeridos sejam aproveitados. Esses cuidados evitam que a mamãe se desgaste demais durante o período de gestação e amamentação, tornando menos provável que ela venha a manifestar alguma doença por estar debilitada. Todos os sintomas que sua gata apresenta podem estar relacionados à gestação e amamentação, porém pode haver outros problemas, pois temos que considerar outras possibilidades como um caso de dermatite alérgica à picadas de pulgas, que nos gatos se manifesta, principalmente, na região cervical, como no caso da sua gatinha. É importante verificar se ela está com pulgas e fazer o controle adequado. Recomendo que você a leve até uma clínica veterinária para que possa ser examinada e diagnosticada.
Veterinário: André Gatti
Data: 2015-03-09