1 – Gatos odeiam tomar banho
Mito. Algumas raças, como Maine Coon e Turkish Van, aliás, adoram. Na falta de uma piscina ou lago, entram até em banheiras ou ficam embaixo de torneiras e chuveiros. Já para as demais raças, é tudo uma questão de hábito. Os animais, de modo geral, são bastante higiênicos. Não é à toa que hoje, no mercado pet, existem diversas linhas de produtos direcionadas para cada espécie. Os desenvolvidos para gatos, normalmente, são mais suaves e calmantes, para que o banho seja relaxante e não uma tortura. Aliás, são experiências ruins que fazem alguns gatos fugirem da água.
2 – Os gatos sempre caem de pé
Mito. Mesmo que o gato caia em pé, se a altura for grande, o provável é que ele quebre uma ou mais patas e se machuque seriamente, podendo até morrer. Então, não vale brincar de jogar o gato de uma janela, achando que ele vai cair em pé e voltará como se nada tivesse acontecido.
3 – Gato preto dá azar
Mito. É uma lenda criada na Idade Média, que dizia que cruzar com um gato preto dava azar ou mau agouro. Contudo, no Japão e Reino Unido, por exemplo, o gato preto é considerado um bom sinal e acredita-se que traga sorte.
4 – Gatos também podem ser adestrados
Verdade. Apesar de terem uma personalidade mais forte, eles podem ser adestrados. É possível trabalhar problemas emocionais (sim, animais também têm problemas emocionais) e ensinar desde truques que, normalmente, são ensinados aos cães, até exercícios racionais; lógico, com muito amor e paciência. Isso estimula a mente e o gasto de energia que são ótimos aliados para criar um gato calmo e relaxado.
5 – Gatos possuem comportamento antissocial ou reservado
Mito. Gatos adoram se socializar com pessoas e até com outros animais, porém, como falamos antes, é uma questão de hábito. Isso precisa sempre ser sempre estimulado, é preciso criar um laço de confiança. Feito isso, os gatos adoram brincar, interagir e receber carinho. Se tornam mais felizes e sociáveis.
6 – Gatos enxergam no escuro
Verdade. Como sua visão atinge quase 100%, é considerada 10 vezes melhor que a humana. Mas, para isso acontecer, é preciso ter um pouco de luz, que tocará as células e causará o reflexo das imagens.
7 – Gatos têm sete vidas
Mito. Seria mesmo maravilhoso que esses bichanos tivessem sete vidas, mas trata-se de uma lenda. Foi criada no hemisfério norte e, inclusive, alguns textos davam conta de que eles teriam nove vidas. Mas a verdade é que eles possuem apenas uma. Gatos domésticos vivem, em média, 15 anos. Já os de rua não costumam passar de dois.
Andreza Souza, especialista em comportamento animal e esteticista pet
[email protected]