Câncer de Mama: um dos que mais mata pets.

Publicado em 15/10/2021

Animais fêmeas são acometidas pela doença com mais facilidade que as mulheres.

Ilustração de Alexandra Koch por Pixabay

Os diagnósticos mais frequentes de animais estão associados a gravidez psicológica. A Dra. Caroline Mouco, diretora da rede de serviços veterinários, VET Popular, afirma que a disfunção hormonal causada pela gravidez psicológica também origina a doença.

Diferente dos humanos que possuem outros fatores capazes de desenvolver a doença, a prevenção em pet é mais simples do que se imagina. “ A castração sem dúvida alguma é uma das medidas mais seguras para evitar o desenvolvimento da doença, se for antes do primeiro cio, melhor ainda” – comenta a veterinária.

Segundo a veterinária, os sintomas mais comuns associados a um possível diagnóstico de câncer de mama são inchaços, caroços na região das mamas, sensibilidade no local, além de secreções por conta da evolução do tumor. O diagnóstico preciso é feito através da mastectomia, assim como em mulheres.

Para detectar ainda no início os veterinários precisam muito da ajuda dos tutores. Assim como em mulheres, o exame de toque é sem dúvida um dos principais indícios, por isso é fundamental fazer o auto-exame no animal, palpando a região dos seios. Se detectado algum caroço, o mais apropriado é levar o animal imediatamente para uma avaliação médica e iniciar os procedimentos de retirada e exame laboratorial para identificar se é maligno ou benigno. “ Em muitos casos o procedimento cirúrgico já é responsável pela cura, porém, tudo depende do estágio em que está e a classificação do tumor” – comenta Carol. É importante ressaltar que o animal precisa de acompanhamento com o médico veterinário oncologista para sempre, para controlar a reincidência.

Por isso, é necessário que os tutores tomem consciência da importância do tratamento preventivo, acompanhamento médico e a necessidade da castração para a qualidade de vida dessas fêmeas.  Caso o tutor opte por não castrar a fêmea, é preciso fazer acompanhamento médico e preventivo, inclusive se não há o cruzamento e a gestação durante o cio.

Rede de serviços veterinários Vet Popular;

 Em 04 de outubro de 2008, dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais, o casal de veterinários Luiz Cesar Moretti e Caroline Mouco Moretti deram início ao projeto inovador de atendimento veterinário a preços populares e fundaram o Vet Popular, com sede na Zona Leste de São Paulo. Dois anos depois, dando sequência ao seu propósito, inauguraram o primeiro Hospital Veterinário 24h a preços populares do Brasil. Hoje, são detentores de duas unidades hospitalares 24 horas, um centro de diagnósticos, uma clínica veterinária móvel que circula pelas ruas da Grande São Paulo realizando consultas, exames e procedimentos de baixa complexidade fora do ambiente hospitalar e clínica satélite para casos mais simples.

Saiba mais em: @hospitalvetpopular e www.hospitalvetpopular.com.br

Agradecemos a Dra. Caroline Mouco Moretti, Formada em Medicina Veterinária pela UNG, com experiência de mais de 10 anos em atendimento e cirurgia de pequenos animais. Pós graduada em Gestão da Saúde, com ênfase em gestão  hospitalar. Atualmente é diretora geral da rede de serviços veterinários VET Popular.


Clique aqui e adquira já a edição 141 da Pulo do Gato!

Assine agora e receba histórias exclusivas, dicas e muito mais

Assine hoje e faça parte dessa experiência exclusiva!

Banner assine a revista