Conheça mais sobre a criação da gateira Juliana Rodrigues dos Santos, de São Paulo

Criadora Juliana Rodrigues e os gatos Antônio (Persa) e a Exótico Nemjuly Cat La Vie En Rose (capa desta edição
O trabalho de Juliana Rodrigues dos Santos, do gatil Nemjuly Cat de São Paulo, na criação do Persa já dura 11 anos e na do Exótico, 2 anos e meio. “Tudo começou com uma curiosidade minha sobre um gato que vi enquanto passava de noite pelo meu bairro e vi uma gata na calçada que era muito peluda e tricolor. Paramos o carro, desci para ver aquela gata que andava pela rua tão tranquila e fiquei impressionada pela carinha achatada e quantidade de pelos. Ela era diferente dos gatinhos que costumava ver. A partir deste momento fui pesquisar sobre a raça, para saber quais eram os cuidados que exigem, o temperamento e decidi ter um bebê. Pesquisei diversos gatis até encontrar um idôneo e tive meu primeiro Persa. Na mesma época conheci as exposições de gatos de raças e me apaixonei pela beleza dos gatos ali apresentados. Assim começou a minha paixão e desejo deter gatos apresentáveis para participar destes eventos. Foi assim que iniciei minha criação”, conta.
ESPAÇO DO GATIL
Segundo Juliana, os gatos do Nemjuly são criados em ambiente familiar e separados por idade: na maternidade ficam os filhotes com suas mães e brinquedos próprios para a idade, assim como caminhas e toquinhas, com estrutura para acompanhar o crescimento e o peso dos filhotes; já os gatos jovens e adultos ficam em outra área da casa, que conta com parte externa toda telada e com playground e uma parte interna toda gatificada, também com playground, brinquedos, tocas etc.
CUIDADOS COM OS GATOS
A rotina do Nemjuly Cat inclui escovação diária, limpeza de ouvidos, corte de unhas e banhos frequentes, dados em uma área específica para banho. “Além disso, a rotina deles é de muitas brincadeiras e interação conosco, porque são parte da nossa família. Nossos gatos recebem alimento super premium da Premier Pet há 9 anos, alimento que atende as necessidades deles desde filhotes até a vida adulta”, acrescenta Juliana. O gatil também conta com uma veterinária responsável, a Dra. Fernanda Zambon, da clínica Univet de Jundiaí, SP, que faz todo o acompanhamento dos animais desde o pré-natal, vermifugação, gestação, nascimento, vacinação, castração, microchipagem, exames de rotina, PCRs e até exames genéticos mais completos, como para o PKD, doença que todo Persa e Exótico deve ser testado antes de se tornar padreador, para garantir saúde aos filhotes.

QGC Nemjuly Cat Antônio, gato Persa que foi Regional Winner na Tica em 2024 e seus troféus
DESTAQUES EM EXPOSIÇÕES
“Priorizo a participação em exposições desde o início de minha criação por ser um grande aprendizado de como podemos melhorar e manter nossos gatos de acordo com o padrão correto da raça”, aponta Juliana, que desde 2019 participa das exposições do Clube do Gato do Paraná, filiado à The International Cat Association (Tica) – antes disso, participava das exposições da Fédération Internationale Féline (Fife). Dentre os gatos mais premiados do plantel, Juliana destaca: o padreador Persa que alcançou o título de Grande Campeão (GCH) em 2022/2023, o Nemjuly Cat Ramon Valdes; e o padreador Exótico QGC Foro Romano Felipe Augusto que alcançou QGC (Quality Cat). “Porém, o mais importante foi o do nosso QGC Nemjuly Cat Antônio, gato Persa sólido na cor blue que alcançou o Regional Winner (de Melhor gato das Américas) na Tica em 2024, e participou também de exposição na Argentina, para buscar o Regional Winner de 2025. Nas exposições da Tica, além de competirem com gatos das mesmas raças, onde se tiram os melhores, competem entre todas as outras raças, ou seja, obter este título é algo bem difícil e concorrido”, comemora Juliana. “A capa desta edição é a Nemjuly Cat La Vie En Rose, filha do QGC Foro Romano Felipe Augusto, que está começando nas exposições e deve seguir os mesmos passos de sucesso do pai”, acrescenta.
FILHOTES
Todos os bebês são entregues somente após 120 dias de vida, com exames negativos para PKD e para Fiv e Felv, com o protocolo vacinal completo, microchipados, castrados e com pedigree CGP Tica. “Envio também um kit de adaptação que eu mesma faço, de acordo com cada filhote e procuro fazer a entrega pessoalmente”, acrescenta Juliana, cuja próxima ninhada está prevista para o segundo semestre de 2025. “Sempre temos filhotes na mesma época do ano”, finaliza.
Contatos: WhatsApp: (11) 99297-7393;
Site: www.gatilnemjulycat.com;
Facebook:/NemjulyCat
Instagram: @gatil_nemjulycat
Por: Samia Malas