“A principal missão da minha página é desmistificar a imagem dos gatos”, diz a gateira Renata Couto, do @familiafelpuda

Publicado em 07/05/2025

Conheça mais sobre a história de Holly, Klaus e Cristal

Foto: Arquivo Pessoal
Renata Couto e a gatinha Holly

Ex-comissária de bordo e pedagoga de formação, a gateira Renata Couto Sarmento hoje trabalha criando conteúdo para o Instagram @familiafelpuda e como cat sitter. Sua página conta com 74,7 mil seguidores (em 5 de maio de 2025). A seguir, confira bate-papo que tivemos com ela.

⁠Revista Pulo do Gato: Conte como os seus gatos entraram em sua vida.

Renata Couto Sarmento: O amor por gatos me acompanha desde a infância. Minha irmã mais velha, que é 15 anos mais velha do que eu, sempre resgatava filhotes e levava para casa — então cresci rodeada por patinhas e miados. Hoje, divido a vida com três: Holly, Klaus e Cristal. A Holly foi resgatada pela minha irmã Luciana durante a pandemia, lá em João Pessoa, PB. Fui visitá-la nas férias e bastou um ronronar para que eu me apaixonasse e trouxesse ela comigo para São Paulo.
O Klaus é um sonho antigo realizado. Sempre quis um Maine Coon, e uma amiga me indicou um gatil no Rio de Janeiro (@gatilportogalo). Ele já era um destaque: antes mesmo de vir morar comigo, foi premiado como melhor filhote de raça em uma exposição — ou seja, já nasceu estrelinha! Já a Cristal foi um encontro inesperado. Fui até a Petz comprar graminha para o Klaus e para Holly, e quando a vi na baia de adoção… pronto, me derreti. Ela parecia tanto com os meus que não resisti. Holly tem 9 anos, Cristal está com 3 e o Klaus tem 2 anos.

Fotos: Arquivo Pessoal de Renata Couto
Renata e Klaus em cima à propaganda da feira Pet South America, em que os gatos de Renata serão garotos-propaganda. Ao centro, Klaus participando de exposição de beleza felina, sendo avaliado por um juiz quando filhote; à baixo, Renata e Klaus

Revista Pulo do Gato: O que te motivou a começar a página no Instagram?

Renata: Sempre amei fotografia e redes sociais. Em 2018, quando adotei a Melanie (minha primeira gatinha), comecei a postar muitas fotos dela no meu perfil pessoal. Foi quando amigos sugeriram: “Por que você não cria um Instagram só para ela?” Criei e nunca mais parei. Hoje é o perfil que mais uso… literalmente!

Revista Pulo do Gato: Hoje, quais as principais ações da página e atividades que faz com os gatos para a página do Instagram? E na rotina de vocês, o que gostam de fazer?

Renata: A principal missão da minha página é desmistificar a imagem dos gatos: mostrar que eles são sim carinhosos, companheiros e fazem um bem enorme para a nossa saúde mental e emocional. A Melanie, minha primeira gata, chegou num momento delicado da minha vida e foi fundamental na minha recuperação da depressão.
Na rotina a gente vive grudado. Eles me acompanham em fotos, vídeos, recebidos, testes de brinquedos…e muito ronronar!

Foto: arquivo pessoal Renata Couto
Renata Couto e a gatinha Cristal

Revista Pulo do Gato: Como eles são no dia a dia? Do que gostam, e o que aprontam?

Renata: Os três têm personalidades únicas:

– A Holly é praticamente uma humana! Super comportada, sabe se colocar, é educadíssima.

– O Klaus é o explorador da casa: ama alturas, abre portas, é curioso e carinhosíssimo.

– E a Cristal é a mais reservada, uma princesa desconfiada que ama um colo e ser escovada. Cada um traz sua magia para o nosso lar.

Revista Pulo do Gato: Poderia compartilhar alguma novidade com a gente?

Renata: Claro! Os três serão os gatos-propaganda da Pet South América 2025. Uma alegria enorme ver meus filhos felpudos representando tantos gatinhos por aí.


Por Samia Malas


Clique aqui e adquira já a edição 141 da Pulo do Gato!

Assine agora e receba histórias exclusivas, dicas e muito mais

Assine hoje e faça parte dessa experiência exclusiva!

Banner assine a revista