Gatil Santilli e seus Exóticos, Persas e Himalaias

Publicado em 15/02/2022

Denise e Edryanne Santilli, mãe e filha, com os Exóticos Allure (à dir.) e Moana Santilli – Foto: Gabriela Macedo @petbookbrasilia

Mãe e filha se dedicam aos Persas, Himalaias e Exóticos com muito carinho

No gatil Santilli, de Brasília, mãe e filha – Denise e Edryanne Santilli – dedicam-se à criação de Persas, Himalaias e Exóticos, tendo, inclusive, Exóticos odd e blue eyes, variedades raras e cobiçadas pelos admiradores da raça. “Desde criança, Edryanne sempre foi apaixonada por animais, em especial gatos”, comenta Denise, que entrou de cabeça no projeto da filha para fundar o gatil ao lado dela em 2016, primeiro criando somente Persas e Himalaias e, a partir de 2017, Exóticos também. “Após termos estudado muito sobre os Exóticos, eu e minha mãe ficamos com muita vontade de ter esses ‘ursinhos’ em casa. Então, um ano após iniciarmos nosso gatil, compramos nosso primeiro exemplar, o Posseidon, um lindo gato branco de olhos azuis. Hoje ele é nosso mais velhinho do gatil e, mesmo com seus 12 anos de idade, mantém uma vitalidade de filhote, brinca e se diverte muito ainda! Posseidon superou todas as nossas expectativas e o amamos muito”, compartilha Edryanne, que faz uso do Geripet, da Vetnil, suplemento para pets idosos. Edryanne começou sua criação com poucos gatos, já que precisava conciliar o gatil com seu trabalho de advogada. “Sem a minha mãe teria sido impossível dar prosseguimento a esse hobby pelo qual me apaixonei”, diz Edryanne, que já deu várias entrevistas falando sobre a raça na mídia, como no Guia de Raças no canal do YouTube do biólogo  Richard Rasmussen.

Cada gatinha acasala apenas uma vez ao ano, após passar por check-up e aval do veterinário Dr. Emanuel Quintela, que está sempre acompanhando de perto os felinos do gatil, que também possui parceria com o Star Vet, hospital veterinário 24 horas. “O Star Vet é referência em Brasília, possui o melhor corpo clínico e a melhor estrutura que já conhecemos. Confiamos nossos gatos à essa equipe de olhos fechados”, aponta a criadora. “Ter filhotes saudáveis é uma consequência dos cuidados auferidos aos nossos gatos. Só há cruzas e filhotes de gatas descansadas, saudáveis e com exames em dia. Nossas mamães também recebem suplementação com Promater, da Vetnil”, acrescenta Edryanne.

No gatil Santilli, os filhotes passam os primeiros 15 dias de vida com suas mães no quarto das criadoras. “Isso é importante para acompanhar ainda mais de perto os bebezinhos. Depois, destinamos um quarto para eles e as mãezinhas e, depois dos dois meses, os filhotes sobem para o gatil. Tudo isso faz parte do manejo adequado para que nossos gatos sejam cada vez mais amorosos, mansos e de fácil adaptação em seus novos lares”, afirma Edryanne. Por fim, após a castração, os filhotes já em fase de entrega, vão novamente para o quarto das criadoras, para que fiquem ainda mais dóceis e apegados aos humanos e também para começarem a se acostumar a ficar com menos gatos, do jeito que será na casa nova.

Posseidon, primeiro Exótico do gatil Santilli (à dir.); Anitta, Exótico tricolor odd eyes (ao centro) e Allure, gato da capa dessa edição – Foto: Gabriela Macedo @petbookbrasilia
e Fotos: Arquivo pessoal gatil Santilli

Segundo as criadoras, todos os gatos passam por check-up no mínimo a cada seis meses. “No caso das mamães, o cuidado é ainda maior e com intervalo ainda menor, sendo acompanhadas desde antes da cruza até o final da lactação. Todos esses exames são apresentados aos clientes. Também postamos fotos dos acompanhamentos veterinários da nossa rotina no Instagram:@gatil_santilli, que é como um reality show do gatil”, revela a criadora, que também preza pela limpeza do gatil e alimentação dos felinos, que recebem Royal Canin (alimento super premium específico para Persas) e, como complemento, alimentação natural e úmida. “Temos dois funcionários que fazem exclusivamente a limpeza do gatil todos os dias, organizam e higienizam as coisinhas deles. Também temos um amplo espaço no gatil, arejado, claro, ventilado e totalmente gatificado, cheio de brinquedos, arranhadores e estímulos, o que permite um correto desenvolvimento dos filhotes e uma maior qualidade de vida para os gatos adultos”, descreve. Na troca de pelagem, Edryanne também usa Pelo & Derme, da Vetnil.

Entrega dos filhotes

“Para a aquisição de um filhote do gatil Santilli, é necessário que todos os novos tutores se tornem nossos amigos”, aponta Edryanne, que antes de vender qualquer filhote, sempre procura conhecer um pouco sobre os possíveis donos e a rotina deles. “Nossos filhotes somente são entregues após autorização veterinária, protocolo de vacinação, vermifugação, realização de castração com anestesia inalatória, exames do próprio filhote – de Pkd, FIV, Felv e toxoplasmose por PCR. Também entregamos os exames pré-operatórios da castração, exame de fezes, de giárdia, de ectoparasitas e pesquisa de cerume, entre outros quando necessários, além de um enxoval preparado com carinho”, finaliza.


Por Samia Malas


Clique aqui e adquira já a edição 145 da Pulo do Gato!

Assine agora e receba histórias exclusivas, dicas e muito mais

Assine hoje e faça parte dessa experiência exclusiva!

Banner assine a revista