•De onde veio? Versão de pernas curtas do Persa, sua história teve início na primeira metade dos anos 1990, quando, nos Estados Unidos, o juiz e criador de cães Joseph Smith leu no Wall Street Journal uma reportagem sobre o Munchkin, primeiro felino doméstico de pernas curtas que foi considerado como raça oficial. A preferência de Smith por pets baixinhos era antiga: na ocasião, ele criava Basset Hound e, interessado no gato do artigo, pensou que poderia usá-lo no desenvolvimento de algo novo, bonito e com apelo popular. Assim, decidiu misturar o Munchkin com Persas e Exóticos para gerar um felino de pernas curtas e, ao mesmo tempo, robusto, de rosto redondo, olhos grandes e focinho não tão achatado quanto o do Persa. Assim, em 1996, nascia a primeira ninhada da raça, então chamada de Napoleon, fazendo referência ao Napoleão Bonaparte, imperador francês do século XIX que era conhecido pela baixa estatura. Outros gatófilos logo compraram a ideia de Smith. Juntos, deram início a um programa de acasalamentos. Em janeiro de 2015, o Napoleon passou a se chamar Minuet na Tica, como consequência da solicitação de um juiz francês da entidade: ele alegou que o Napoleão foi um déspota megalômano responsável por um passado que a França quer esquecer. A mudança foi aceita, até pelo fato de que a Tica nunca viu com bons olhos nomes de pessoas em raças.
•Peso: De 3 a 6 kg.
•Destaques: Diferencia-se do Munchkin pelo corpo mais curto. Ele tem a gentileza do Persa e a energia e curiosidade do Munchkin. Seus olhos grandes e expressão doce lhes proporciona uma aparência encantadora de completa inocência, enquanto sua curiosidade pode colocá-los em todos os tipos de problemas – ele toma a iniciativa quando se trata de atividade: pode percorrer as curvas mais apertadas em velocidade vertiginosa, graças ao seu baixo centro de gravidade. Muitos desses gatos também adoram perseguir bola sem longos corredores.
•Pelagem: Há duas variedades – curta e longa. Ambas são densas, podem exibir todas as cores existentes na gatofilia e devem ser escovadas diariamente ou pelo menos em dias alternados, para evitar que o pelo fique embaraçado, além de proporcionar uma experiência agradável entre o tutor e o Minuet. Já o banho, dependendo do ambiente, pode ser opcional.
•Como é tê-lo em casa? Extremamente carinhoso, é sociável com as pessoas em geral, até visitas. Parente próximo do mais tranquilo dos felinos domésticos, o Persa, não é de se estranhar que o Minuet não seja dos mais afeitos ao agito – apesar de ser menos calmo que seu ancestral, ele, sem dúvida, não está inserido no time dos gatos ativos. Mas deve-se ressaltar: isso não ocorre em virtude das pernas curtas – elas não causam qualquer limitação ao Minuet, que é capaz de correr, saltar e escalar tão bem quanto os outros gatos, mas mesmo assim, não costuma subir nos locais mais altos.
•Revisão técnica: Eliezer Albuquerque, do gatil Selkmet.
Por Samia Malas