Podcast narrativo responde dúvidas sobre gatos e traz dicas leves para a convivência em famílias multiespécies

Jornalista Stefania Fernandes
O que é loucura e o que é normal na sua relação com seu pet? Criadora do perfil Miau.more no Instagram, a jornalista e documentarista Stefania Fernandes resolveu colocar seus talentos a favor da causa animal, com foco especialmente na divulgação de gatos para adoção. Ao longo de três anos, ela recebeu muitas perguntas dos seguidores sobre como cuidar bem dos felinos. Ela mesma, tutora de dois gatinhos, viveu uma experiência complexa na adoção de um terceiro gato e se viu sem respostas diante de desafios inesperados. Quando o gatinho mais velho adoeceu e morreu, ela decidiu criar um podcast para responder às questões que ficaram em aberto – principalmente àquelas ligadas a emoções e sentimentos envolvidos em uma relação entre espécies. A ideia era entender os erros e acertos de sua própria jornada e, assim, ajudar outras pessoas. Tudo partiu de uma simples questão: mas afinal, de que os gatos precisam para serem felizes?
Com sua experiência profissional, Stefania fez uma pesquisa consistente sobre temas nem sempre claros em relação ao convívio humano com gatos, como a domesticação, as reais necessidades dele, gatificação do ambiente, adaptação estruturada, antropomorfismo, família multiespécie, luto pet e até as projeções do tutor em relação ao animal de estimação. Na busca de entender melhor essa relação tão profunda que as pessoas desenvolvem com os gatos, ela conversou com gateiras, médicas veterinárias, biólogas, consultoras comportamentais especializadas em felinos, além de terapeutas e psicanalistas. O podcast é o resultado desse trabalho e de sua missão de gateira ao longo de 10 anos.
Com um trabalho cuidadoso de roteiro, edição e criação de trilha sonora, o podcast tem uma narrativa leve, cativante e cheia de informações preciosas. É como se fosse um documentário em áudio. São conversas sinceras onde Stefania conta casos reais, permeados com orientações de especialistas. Em seis episódios, de aproximadamente 30 minutos cada, a jornalista parte de questões como: o que devo levar em conta na hora de trazer um gato para casa? Como construir um ambiente feliz para ele? Gatos preferem ficar sozinhos ou na companhia de outro gato? Eles vivem melhor na proteção de um lar ou livres na natureza? O que fazer para não humanizar a relação com o pet?
Outro diferencial do podcast são as reflexões sobre a saúde mental do tutor. Além de dicas práticas, ela fala sobre o impacto que os gatos exercem nas nossas emoções, no nosso processo de autoconhecimento e de evolução pessoal. Por exemplo, “muitas pessoas vão aos poucos abrindo mão de suas vidas por causa de problemas com seus animais de estimação. Mas, às vezes, quem precisa de cuidados é o tutor, e não o gato”, explica Stefania. Com inúmeras reflexões e insights, o podcast é cheio de informações úteis para quem ama gatos e quer aprender mais sobre a convivência feliz numa família multiespécie.
Por assessoria de imprensa
