American Winner 2025 nomeia 33 campeões no Rio de Janeiro

Conheça os gatos premiados nesta mega competição

Foto: @raphaujais
Os 33 gatos com título American Winner 25 reunidos no palco do evento, que aconteceu no Rio de Janeiro, entre 2 e 3 de agosto

O segundo American Winner (AW) da história da gatofilia foi realizado entre os dias 2 e 3 de agosto no Lagune Barra Hotel, no Rio de Janeiro-RJ, reunindo 203 gatos provenientes de criadores de nove estados brasileiros, da Argentina e do Chile. “O American Winner 2025 foi uma grande festa!”, comemorou Rodrigo Araújo, presidente da Federação Felina Brasileira (FFB) – afiliada à Federação Internacional Felina (FIFe) – que organizou o evento. “Cada detalhe foi pensado para que o American Winner 2025 fosse muito especial, e conseguimos! Desde os prêmios até a equipe de filmagem, o trabalho da Silvia Pratta, que fotografou todos os gatos nominados e vencedores, e os mimos que preparamos para os campeões. Cada vencedor ganhou uma caricatura do seu gato e fizemos um vídeo de todos os momentos de Best in Show, das quatro categorias”, disse Rodrigo. Ainda segundo ele, todas as categorias estavam bastante niveladas em termos de quantidades de gatos competidores.

Foto: VB
(Da esq. à dir.) Os juízes Veikko Saarela (Finlândia), Gianfranco Mantovani (Itália), Donatella Mastrangelo (Itália) e Gerardo Fraga y Guzmán (Espanha), julgaram as quatro categorias da competição
Foto: @fotografagabriele
Rodrigo Araújo, presidente da Federação Felina Brasileira (FFB), que organizou o evento

“Foi um show muito bonito e bem-organizado. O ponto alto foi a hora do resultado de cada categoria, com a premiação do gato escolhido como American Winner”, disse Daniela Sother, presidente do Rio Cat Clube, entidade anfitriã do evento.

Os juízes Donatella Mastrangelo (Itália), Gerardo Fraga y Guzmán (Espanha), Gianfranco Mantovani (Itália) e Veikko Saarela (Finlândia) julgaram as quatro categorias da competição. “Este evento é carregado de emoção, pois ser American Winner é um título difícil de se conquistar, já que os competidores têm apenas um dia de julgamento para conseguirem os votos necessários para a vitória, diferente de outros títulos em que se participa de diversas exposições e os pontos vão sendo somados ao longo de 1 ano. Além de ser um momento de confraternizar com criadores do Brasil todo e de fora”, finaliza Rodrigo.

O próximo American Winner já tem local e data: será realizado nos dias 25 e 26 de setembro de 2027, em Salvador-BA. Preparem-se!!!!

A seguir, confira a lista dos 33 gatos vencedores:

Vencedores categoria 1 (gatos de pelo longo e semi-longo, como Persa, Exótico, Ragdoll e Sagrado da Birmânia):

Melhor filhote macho (de 4 a 8 meses)

Foto: Silvia Pratta
AW25 KCH BR* Vanlui Rony Weasley JW, raça Persa, de Alessandra Lui Moretti, do gatil Vanlui, de São Paulo: “Minha maior emoção foi ver que um filhote de minha criação, a segunda geração, ainda tão jovem (5 com meses e meio) ganhar não só o AW, mas também fechar seu Júnior Winner (título concedido para filhotes até 12 meses que conseguem 3 Best in Show)”.

Melhor filhote fêmea (de 4 a 8 meses)

Foto: Silvia Pratta
AW25 KCH BR ThéosDôron Rafaela, raça Persa, do gatil ThéosDôron, de Rodrigo Theodoro, de Curitiba, PR: “Fiquei muito feliz em ver o trabalho que realizo com muita responsabilidade e amor sendo reconhecido”.

Melhor fêmea júnior (entre 8 e 12 meses incompletos)

Foto: Silvia Pratta
AW 25 BR 4loves Anastasia, JW, raça Persa, do gatil 4loves, de Renata Carvalho, do Rio de Janeiro: “A maior emoção no AW 25 foi o reconhecimento de um trabalho sério feito com muito amor e dedicação. Ver uma gata que nasceu em minhas mãos ganhar esse título é muito emocionante”.

Melhor macho júnior (entre 8 e 12 meses incompletos)

Foto: Silvia Pratta
W25 KCH Napoleão Saint Crhistin* BR, JW OF Feudo, raça Persa, do gatil Feudo, de Carlos Alexandre, de São Paulo: “Minha maior emoção foi o momento que todos os juízes, de maneira unânime, votaram no Napoleão. Dei um grito de alegria, me emocionei ao ver minha esposa chorando e ao vê-lo brilhando com apenas 11 meses de vida”.

Melhor fêmea adulta

Foto: Silvia Pratta
AW25 NW24 BR*Fortuna Irina, JW, raça Persa, do gatil Fortuna, de Welfane Costa, de Minas Gerais: “A maior emoção foi saber que uma gata nascida na minha criação se tornou Best in Show no Campeonato das Américas, somando os títulos de National Winner e Júnior Winner, ela agora é uma American Winner também, uma trilogia de títulos que é o sonho de todo criador”.

Melhor macho adulto

Foto: Silvia Pratta
AW’25 WW’23 CH IT* Welcome Leonida JW, do gatil 7 lifes, raça Persa, de Adilson Macedo: “Ganhar o título de American Winner foi uma das maiores emoções da minha trajetória na gatofilia. Tivemos de planejar toda a parte de nutrição, banhos e exposições até chegar nesse grande show, que era nosso principal objetivo. E ganhar esse título só reforça que estamos no caminho certo.”

Melhor adulta fêmea neutra

Foto: Silvia Pratta
WW16 AW25 NW SC BR* Daruma Mika, JW, DSM, raça Exótico, do gatil Daruma, de Alex Daruma, de Sorocaba, SP: “Fiquei muito feliz, pois a Mika é uma daquelas gatas que ajudaram a escrever a história do meu gatil. Conquistar o título na proximidade dela completar seus 12 anos, sem dúvidas, foi muito emocionante. No show, estavam presentes dois juízes que participaram de toda a carreira de exposições da Mika – o que tornou o momento ainda mais especial”.

Melhor adulto macho neutro (bicampeão AW)

Foto: Silvia Pratta
WW24 AW25 AW23 NW23 HP *BR Libélula Azul Max DSM, raça Persa, do gatil Libélula Azul, de Vânia Rocha, de Crucilândia, MG: “Minha maior emoção no evento foi ver meu gato sendo anunciado como vencedor por unanimidade de votos. Indescritível a emoção de aguardar os votos dos juízes e receber esse resultado. O coração quase para até o anúncio oficial, e aí sim, explodimos com um grito. Mistura de alegria, gratidão, sorrisos, lágrimas e uma onda de amor enorme pelo nosso campeão.

“Conquistar o bicampeonato no American Winner agora em 2025 foi ainda mais intenso que conquistar o primeiro AW em 2023”.

Categoria 2 (gatos de pelo semi-longo, como Maine Coon, Norueguês da Floresta e Siberiano)

Melhor filhote macho (de 4 a 8 meses)

Foto: Silvia Pratta
BR*Monte Olimpo Édipo IV (raça Maine Coon)

Melhor fêmea júnior (entre 8 e 12 meses incompletos)

Foto: Silvia Pratta
BR*Monte Olimpo Sparta I, JW (raça Maine Coon)

Melhor macho júnior (entre 8 e 12 meses incompletos)

Foto: Silvia Pratta
BR* Monte Olimpo Spartacus, JW (raça Maine Coon)

“BR*Monte Olimpo Édipo IV (Melhor filhote macho); BR*Monte Olimpo Sparta I, JW (Melhor fêmea júnior) e BR* Monte Olimpo Spartacus, JW (Melhor macho júnior), gatos do gatil Monte Olimpo, de Eder Paulo Viscardi, de São Paulo: “Foi uma conquista muito grande ganhar 3 títulos. Havia excelentes criadores de diferentes países, uma explosão de emoção a cada título!”.

Melhor filhote fêmea (de 4 a 8 meses)

Foto: Silvia Pratta
AW25 L.B. Master Gucci, raça Maine Coon, do gatil L.B Master, de Glória Linares, de São Paulo: “Gucci tem 6 meses e ganhou por unanimidade na categoria Filhote. Ela bateu 7 gatas lindíssimas para chegar na final, estamos muito felizes e orgulhosas dela”.

Melhor fêmea adulta

Foto: Silvia Pratta
AW25 NW21 IC Magahara Holly Holm, raça Maine Coon, do gatil Magahara, de Paula Prada, de São Paulo: “Foi emocionante demais ver uma gata de nossa criação ganhando como a melhor fêmea das Américas, um título muito importante dentre os vários de sua carreira”.

Melhor adulto macho neutro (bicampeão AW)

Foto: Silvia Pratta
AW25 WW19 WW17 NW SP BR* Miadore Mingus (raça Norueguês da Floresta)

Melhor adulta fêmea neutra

Foto: Silvia Pratta
DSM e AW25 IP SC (N) Migoto’s Karoline, DSM, DVM (raça Norueguês da Floresta)

Melhor adulto macho

Foto: Silvia Pratta
AW25 NW SC BR* Miadore Epaminondas, JW, DSM (raça Norueguês da Floresta)

“AW25 WW19 WW17 NW SP BR* Miadore Mingus (Melhor adulto macho neutro), DSM; AW25 IP SC (N) Migoto’s Karoline, DSM, DVM (Melhor adulta fêmea neutra) e AW25 NW SC BR* Miadore Epaminondas, JW, DSM (Melhor adulto macho), de Danieli Zanoni Cypriano, do gatil Miadore, de Piraquara, PR: “Foi extremamente emocionante conseguir os três títulos. O mais emocionante para mim foi ver a Karoline ganhando esta premiação, pois ela é a minha gatinha mais velha, vai fazer 15 anos em novembro de 2025. Então, vê-la com esta idade vencendo um campeonato desse, com saúde, em condição de show e se divertindo, foi demais. Além disso, o Mingus, aos 12 anos de idade conseguiu o título de campeão das américas, e o Epa, o mais novo dos três, que ainda vai fazer 6 anos, ver ele ganhando como macho adulto inteiro numa competição muito acirrada foi muito emocionante”.

Categoria 3 (gatos de pelo curto, como Bengal, British Shorthair e Mau Egípcio)

Melhor filhote fêmea (de 4 a 8 meses)

Foto: Silvia Pratta
AW’25 Nl*Purrpie’s Noémi, raça British Shorthair, de 4 meses, de Daniela Belice, do gatil Iluminatto, de São Paulo: “Noémi, recém-chegada ao Brasil, foi a escolhida pelos juízes em uma competição muito difícil, em meio a lindas filhotes! Só tenho a agradecer por esse título alcançado e por essa bebê incrível, em sua primeira competição!”.

Melhor filhote macho (de 4 a 8 meses)

Foto: Silvia Pratta
AW25 BR Mostacada Donatello, de 5 meses (raça Ocicat)

Melhor adulto macho neutro

Foto: Silvia Pratta
AW25 IP JCH Mostacada Brulée, JW (raça Ocicat)

“AW25 BR Mostacada Donatello (Melhor filhote macho) e AW25 IP JCH Mostacada Brulée, JW (Melhor adulto macho neutro), de criação do gatil Mostacada, de Daniel Mostacada, mas pets da tutora Silvia Fonseca, de São Paulo: “Ver meus gatos entrarem no palco foi de encher os olhos, o coração disparado, quase saindo pela boca a cada olhar, a cada gesto dos juízes até o momento da decisão. Quando foi anunciado o campeão a emoção tomou conta, um misto de orgulho, alívio e felicidade. Não só pelo título, mas pela comprovação de todo o amor envolvido e o cuidado que tenho com eles. Foi uma emoção pura, inesquecível, que aqueceu meu coração.”

Melhor fêmea júnior (entre 8 e 12 meses incompletos)

Foto: Silvia Pratta
AW KCH BR* Maju Cat’s Suflair Zoe, JW, raça Burmês, nascida no gatil Maju Cat’s, de Vanessa Defourny, mas pet da tutora Gabriela Barroso: “Participar do AW foi incrível! Mesmo sabendo do potencial dela, a pressão de ser um American Winner dá muito frio na barriga, afinal todos os gatos que estão lá são muito bons! Só tenho a agradecer à criadora Vanessa Defourny”.

Melhor macho júnior (entre 8 e 12 meses incompletos)

Foto: Silvia Pratta
AW25, KCH, JCH, SE* Catstudio’s Wegas Jackpot, JW (raça Bengal)

Melhor adulta fêmea neutra

Foto: Silvia Pratta
AW25, GIP, BR* TomiFerr Snow Dog (raça Bengal)

Melhor macho adulto

Foto: Silvia Pratta
WW23, AW25, NW23, GIC, BR*TomiFerr Hércules, JW, DVM (raça Bengal)

“AW25, KCH, JCH, SE* Catstudio’s Wegas Jackpot, JW (Melhor macho júnior), AW25, GIP, BR* TomiFerr Snow Dog (Melhor adulta fêmea neutra) e WW23, AW25, NW23, GIC, BR* TomiFerr Hércules, JW, DVM (Melhor macho adulto), do gatil TomiFerr Bengal, de Edevar Tomiozzo Júnior e Maíra Ferrarin, de Caçador, SC: “Foi um feito inédito e inesquecível, tanto para a raça quanto para o nosso trabalho. Naquele momento, cada esforço, cada desafio superado, tudo fez sentido. Foi pura gratidão, orgulho e emoção.”

Melhor fêmea adulta (bicampeã AW)

Foto: Silvia Pratta
AW’23 AW’25 NW SC BR* Simbarik Izabella Coura DSM, raça British Shorthair, do gatil Simbarik, de Daiane Coura, de São Paulo: “Ser bicampeã AW é uma emoção que não cabe no peito. Este título me mostra que estou no caminho certo”.

Categoria 4 (gatos orientais e sem pelo, como Siamês, Oriental Shorthair e Sphynx)

Melhor filhote fêmea (de 4 a 8 meses)

Foto: Silvia Pratta
AW BR* Aruak SIA Heaven Can Wait (raça Oriental)

Melhor macho júnior (entre 8 e 12 meses incompletos)

Foto: Silvia Pratta
AW KC, JC, BR* Aruak SIA Ammon, JW (raça Siamês)

Melhor macho adulto

Foto: Silvia Pratta
AW, NW, GIC Bingo Orient Movement, JW (raça Oriental)

“AW BR* Aruak SIA Heaven Can Wait (Melhor filhote fêmea), AW KC, JC, BR* Aruak SIA Ammon, JW (Melhor macho júnior) e AW, NW, GIC Bingo Orient Movement, JW (Melhor macho adulto), do gatil Aruak, dos criadores Rodrigo Araújo e Fabio Lobo, de Salvador: “Sem sombra de dúvidas foi o show mais emocionante que já participei, a expectativa pelo resultado e a explosão, com o nome de seu gato no topo, é a maior que há!”.

Melhor filhote macho (de 4 a 8 meses) e Melhor adulto macho neutro

Foto: Silvia Pratta
BR* Dartmoor Hunter (Melhor adulto macho neutro) e BR* Dartmoor Manda Chuva (Melhor filhote macho), raça Devon Rex, do gatil Dartmoor, de Rômulo Garcia, de São Paulo: ” O que me emocionou é ter tido 3 gatos na final, e ter ganhado com dois. O fato de minha gata BR* Dartmoor Ada ter ficado em 2º lugar na classe filhote fêmea também me deixou muito orgulhoso, por ela ter ido tão longe”

Melhor fêmea adulta

Foto: Silvia Pratta
AW25 NW IC UA* Roxanna Korona Atefa, raça Don Sphynx, do gatil Pridons (antigo Anges D’ Argent), de Renata Garcia, de São Paulo: “A maior emoção foi a vitória inesperada, pois eu não ia levá-la, já que estava levando outras duas fêmeas – achei que era muito sacrificado viajar com três gatas que competiriam entre si. As três eram gatas fortes. Enfim, deu tudo certo!”

Melhor adulta fêmea neutra (bicampeã AW)

Foto: Silvia Pratta
AW/25 AW/23 NW SP BR*Landscapecats Dope JW DSM, raça Oriental Shorthair, do gatil Landscapecats, de Márcio Aguiar e Rogério Ramos (in memoriam), é pet da tutora Simone Gabriel Tiezzi: “Minha maior emoção, obviamente, foi na hora da divulgação do resultado do julgamento, uma emoção que está perdurando até agora e ficará para sempre em minha memória, até pelo fato dela ter conseguido o bicampeonato do AW. Mas, outro fato que muito me emocionou durante todo o evento, foi sentir que embora fosse um evento de competição, reinava a harmonia, a amizade e a cordialidade entre os participantes e, principalmente, por parte da direção do evento, em especial a diretoria da FFB, que tudo fizeram para que esse evento ficasse gravado para sempre em nossa mente e em nosso coração.”

Gatos domésticos (melhor SRD)

Categoria House cat pelo longo

Foto: Silvia Pratta
Peta Peta Malevola

Categoria House cat pelo curto

Foto: Silvia Pratta
Bon Jovi (Acarajé Baino)

“Peta Peta Malevola e Bon Jovi, de Rosangela Belbuche Fitaroni, de São Paulo, brilharam na categoria de gatos Domésticos: “A maior emoção foi a cerimônia de abertura e, claro, receber a premiação”.

Por Samia Malas

Compartilhe essa notícia!