HackaPet – Do Abandono à Inovação: SoulCode Academy une alunos de ONGs para transformar a vida de animais de rua

Hackathon mobiliza estudantes da periferia para criar soluções reais para um dos maiores problemas urbanos do país

Foto: divulgação

A SoulCode Academy, edtech brasileira voltada à democratização da educação digital e ao impacto social, realizou o HackaPet, um hackathon que reuniu alunos de tecnologia de três organizações não governamentais de São Paulo. O objetivo foi estimular a consciência social dos jovens, desafiando-os a desenvolver soluções tecnológicas voltadas ao bem-estar e aos cuidados de animais em situação de rua.

Durante duas semanas, 52 estudantes das ONGs Casa do Zezinho, Instituto Resgatando Vidas e Fundação Crescer Criança foram divididos em quatro equipes. O desafio foi criar ideias inovadoras e sistemas funcionais com potencial de impacto real, como plataformas de mapeamento de animais abandonados, sistemas de arrecadação de doações, e soluções para castração e vacinação.

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 30 milhões de animais em situação de rua no Brasil, sendo cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em São Paulo, a cidade mais rica da América Latina, dados de 2013 já indicavam mais de dois milhões de pets vivendo em vulnerabilidade.

Foto: divulgação

“Hoje é menos comum ver animais abandonados nos bairros centrais e mais ricos da capital, mas essa realidade ainda é gritante nas periferias. Por isso escolhemos esse tema para o nosso Hackathon 2025 com as ONGs. Queríamos que os jovens olhassem para suas realidades e pensassem em como a tecnologia pode transformar o ambiente onde vivem”, afirmou Carmela Borst, CEO e cofundadora da SoulCode Academy.

A SoulCode é uma das pioneiras em parcerias com ONGs na área de tecnologia e iniciou esse trabalho no início de 2022. Desde então, mais de 600 pessoas foram capacitadas por meio do modelo híbrido da edtech, com aulas presenciais e online, sempre com apoio pedagógico e acompanhamento próximo das organizações parceiras. O foco é garantir que os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos em situações práticas e reais do seu cotidiano, além de gerar oportunidades de empregabilidade e renda.

Foto: divulgação

Os alunos, divididos entre os grupos “Pata Amiga”, “Patinhas Unidas”, “Adote com Amor” e “Pet Feliz”, apresentaram seus projetos a uma banca composta por profissionais da SoulCode e convidados, executivos do mercado, e representantes das ONGs parceiras. As equipes vencedoras foram premiadas com bolsas de estudo exclusivas para outras trilhas de formação oferecidas pela edtech, além de outros benefícios.

Por Assessoria de Imprensa

Compartilhe essa notícia!