14 gatos brasileiros brilharam na Mundial FIFe 2025

Três deles foram Campeões Mundiais e os demais foram nominados ou ganharam prêmios importantes em suas variedades

Foto: Kennedy Gomes
Comitiva brasileira da FFB na FIFe World Winner Show 2025: o verde e amarelo dominou a arena da exposição

A delegação da Federação Felina Brasileira (FFB) em 2025, composta de 34 gatos de 11 raças diferentes de gatis brasileiros, esteve presente na FIFe World Winner Show 2025, que este ano foi realizada em Bucareste, na Romênia. Três deles saíram de lá vencedores, e outros 11 gatos tiveram destaques!

No total, os gatos brasileiros disputaram os títulos com mais de 750 gatos, de mais de 30 países, nas cinco categorias do concurso. 

O FIFe World Winner Show é o maior evento felino do mundo, e a cada ano, acontece em um país diferente. Em 2026, o Mundial será realizado em Amsterdam, na Holanda, entre os dias 24 e 25 de outubro. A seguir, conheça os gatos brazucas que brilharam no FIFe World Winner Show 2025:

Foto: Luciano Ribeiro

WW’25’24 AW’25’23 NW’23 SP BR*Libélula Azul Max DSM, do gatil Libélula Azul, de Vânia rocha Andrade, da raça Persa: venceu como Melhor Macho castrado na categoria 1 (World Winner). “Entre elegância e doçura, Libélula Azul Max escreveu mais um capítulo de sua história brilhante ao conquistar o bicampeonato mundial da FIFe. Desta vez, tive o privilégio de presenciar cada instante. Ver Max alcançar novamente o topo foi uma emoção indescritível, uma mistura de orgulho, ternura e gratidão. Mais do que um título, essa conquista é a celebração de uma trajetória construída com amor, dedicação e cumplicidade. Libélula Azul Max é mais do que um campeão — é uma alma felina que inspira, encanta e enche o coração de quem tem a sorte de acompanhá-lo”, disse Vânia rocha Andrade.

Foto: Kennedy Gomes

WW’25 AW’25 KCH BR* Vanlui Rony Weasley, JW, do gatil Vanlui, de Alessandra Lui Moretti, da raça Persa: venceu Melhor Filhote Macho na categoria 1 (World Winner): “Que momento absolutamente mágico! A Mundial da FIFe, realizada na Romênia foi, sem exagero, o maior desafio que já vivemos. Obrigada primeiramente a Deus que nos permitiu viver tudo isso, à nossa patrocinadora e parceira Premierpet, ao amigo e groomer Luciano Ribeiro por preparar Rony com maestria, e a todos os amigos que torceram por nós, pela minha recuperação para poder viajar, em especial aqueles que não soltaram minha mão! Vocês moram no meu coração”, disse Alessandra Lui Moretti.

Foto: Kennedy Gomes

KCH BR* Vanlui Lily Potter, JW, do gatil Vanlui, de Alessandra Lui Moretti, da raça Persa: competiu na classe fêmea filhote na categoria 1 e foi nominada para a final.

Foto: Cintia Caramello

WW’25 SC BR* Daruma Chewie, DSM, do gatil Daruma, de Alex Martins, da raça Exótico: venceu como Melhor Fêmea inteira na categoria 1 e Melhor da Variedade (World Winner e Best of Variety): “A vitória deste ano tem um significado ainda mais especial. Chewie é filha e neta de Melhores do Mundo. Sinto um imenso orgulho de poder representar, com meus gatos, o Clube Brasileiro do Gato e também o nosso país. É emocionante ver, ano após ano, o crescimento da qualidade felina brasileira e a força da nossa representatividade internacional. Hoje, o Brasil é referência mundial. E seguimos construindo essa história”, diz Alex Martins.

Foto: Francesco Spadafora

AW’25 KCH BR* Théosdôron Rafaela, do gatil Théosdôron, de Rodrigo Luiz Teodoro, da raça Persa: competiu na classe Fêmea Junior na categoria 1 e foi nominada para a final.

Foto: Francesco Spadafora

SP BR* Blumenkatzen Royal, do gatil Blumenkatzen, de Carla Alessandra Janke, da raça Ragdoll: competiu na classe macho castrado da categoria 1 e foi o Melhor da Variedade (Best of Variety)

Foto: Sandra Zanardi

AW’25 NW’23 SC BR* Miadore Epaminondas, JW, DSM, do gatil Miadore, de Lucas e Danieli Cypriano, da raça Norueguês da Floresta: competiu na classe macho adulto da categoria 2 e venceu como Melhor da Variedade (Best of Variety)

Foto: Daniela Zanoni

IC SE* Tough Luck’s Fancy Nancy, JW, do gatil Miadore, de Lucas e Danieli Cypriano, da raça Norueguês da Floresta: competiu na classe fêmea adulta da categoria 2, venceu como Melhor da Variedade (Best of Variety) e foi nominada para a final.

Foto: Kennedy Gomes

KCH BR* Svemir Hydra, do gatil Svemir, de Bruno Oliveira Machado, da raça Maine Coon: competiu na classe fêmea filhote da categoria 2, venceu como Melhor da Variedade (Best of Variety) e foi nominada para a final.

Foto: Bruno Machado

RO* Panco’s Genie, do gatil Fortalcats, de João Kennedy Medeiros Gomes, da raça Maine Coon: competiu na classe macho filhote da categoria 2, venceu como Melhor da Variedade (Best of Variety) e foi nominado para final.

Foto: Francesco Spadafora

AW’25 BR* Monte Olimpo Édipo Quarto, do gatil Monte Olimpo, de Éder Paulo Viscardi, da raça Maine Coon: competiu na classe macho filhote da categoria 2 e foi nominado para a final.

Foto: Kennedy Gomes

AW’25 KCH NL* Purrpie’s Noemi, JW, do gatil Iluminatto, de Daniela Belice, da raça British Shorthair: competiu na classe fêmea filhote da categoria 3, venceu como Melhor da Variedade (Best in Variety)

Foto: Kennedy Gomes

BSW’25 GIC JCH KCH BR* Anges d’Argent Nadedja Don, JW, do gatil Pridons, de Renata Garcia, da raça Don Sphynx: competiu na classe fêmea adulta da categoria 4 e foi nominada para a final.

Foto: arquivo de Simone Gabriel Tiezzi

AW’25’23 NW’21 SP BR* RGLandscapecats Dope, JW, DSM, de Simone Gabriel Tiezzi, da raça Oriental Shorthair: competiu na classe fêmea castrada da categoria 4 e foi nominada para a final.

Por Samia Malas

Compartilhe essa notícia!