Nutrição para algumas sensibilidades em gatos?

Ilustração de Uleen Odhit por Pixabay

Não raramente são observados, na rotina clínica, gatos com particularidades que tornam necessárias adequações em suas dietas. Nesses casos, associar o manejo nutricional ao convencional é importante para a melhora do quadro clínico geral e auxílio na manutenção da saúde do animal.

Pele e pelagem

A renovação da pele é muito rápida e, com isso, os requerimentos nutricionais qualitativos e quantitativos são significantes. Qualquer dieta sem um balanceamento adequado resulta em problemas dermatológicos. Portanto, o alimento deve reforçar a barreira cutânea por meio de proteína de alta qualidade, além de ácidos graxos de cadeia curta ômegas 3 e 6. A condição da pelagem deve ser evidenciada com proteínas que permitam o crescimento natural do pelo e intensifiquem a coloração da pelagem. Hair & Skin Care é o alimento mais específico e com o aporte nutricional ideal para gatos com pele e pelagem sensíveis.

Bolas de pelos

Foto de K.L. por Pixabay

Durante o dia, um gato pode ingerir 2/3 dos pelos perdidos (liberados) com a auto-higienização, que poderão ser regurgitados sob a forma de bolas de pelos ou evacuados nas fezes. Para colaborar na eliminação dos pelos por meio da excreção, o alimento deve ser composto por fibras solúveis (Psyllium) e insolúveis (celulose), que ajudam no trânsito intestinal do felino. Com isso, há iminuição na probabilidade da formação das bolas. Para gatos com predisposição à formação de bolas de pelo os produtos Hairball Care seco e úmido são indicados por serem nutricionalmente completos e específi cos à prevenção do problema.

Ganho de peso

Foto de Darkmoon Art por Pixabay

Grande parte dos gatos, atualmente, apresenta tendência ao ganho de peso. Vários fatores contribuem para isto, como: sedentarismo, manejo nutricional inadequado e alimentação não específica para gatos com essa sensibilidade. A alimentação destes gatos deve ter níveis adequados de proteína e fibra que geram saciedade, menor velocidade do consumo alimentar com subsequente aumento na digestibilidade, além de apropriada ingestão calórica. O manejo alimentar deve, em princípio, seguir rigorosamente a tabela de racionamento presente na embalagem do alimento industrializado e o fracionamento adequado. Neste caso, o produto Light é o alimento específico e nutricionalmente completo.

Sensibilidades digestivas

Para gatos que apresentam predisposição a problemas digestivos e regurgitações esporádicas, o alimento deve, além de ser nutricionalmente específico, com qualidade e quantidade de fibras ideais, proporcionar uma velocidade de ingestão e preensão adequadas e estimular a mastigação. Para gatos com sensibilidade digestiva e/ou regurgitação, o produto Digestive Care é o alimento indicado para auxiliar na prevenção desses distúrbios.

Agradecemos a colaboração da Msc MV Luciana Peruca • Coordenadora de Comunicação Científica • Royal Canin Brasi


Clique aqui e adquira já a edição 141 da Pulo do Gato!