Um gatinho para minha Schnauzer.

Foto de Elton Matiwane

Tenho uma Schnauzer que fica sozinha no apartamento o dia todo.
Quero proporcionar companhia a ela, mas acho complicado ter dois cães no apartamento. Acontece que ela se deu muito bem com o gato de uns amigos, do qual cuidei há um tempo. Interagiam e brincavam bastante. Ela é bem tranquila com outros animais. Penso em adotar um gato para servir de companhia para a Schnauzer. Com qual idade devo pegar o gato? Há diferença temperamental entre macho e fêmea? Devo me preocupar com alguma restrição?
José Claudio da Silva, São Paulo

Oi, José Claudio. A ideia de adotar um gato para fazer companhia à Schnauzer é ótima, ainda mais porque deu supercerto com o gato de seus amigos. Pensando na adaptação dos dois, a melhor idade para o gatinho chegar é entre três e cinco meses, faixa etária em que os felinos estão mais propensos a receber estímulos diversos. Por ser ainda bebê, a tendência é que o felino se acostume facilmente com a Schnauzer, assim como é provável que ela seja cuidadosa com ele nas brincadeiras.
O temperamento do gato é outro fator importante. Como você pensa em adoção, aconselho que peça para a ONG direcionar a escolha do filhote para um exemplar brincalhão, corajoso e pouco medroso.
É importante também que, para segurança do gato, o apartamento esteja totalmente telado. Trazer para casa o felino já castrado, além de ser mais um fator facilitador da adaptação dele, evitará demarcações indesejadas e poupará você do trabalho relacionado com a cirurgia e o pós-operatório.
A maioria das ONGs sérias somente doam gato a quem se compromete em mantê-lo sem acesso às ruas, ambiente onde ficaria suscetível a atropelamento, envenenamento, brigas e outros acidentes.
Quanto ao melhor sexo para adotar, ambos são adequados se o gato tiver sido castrado. Tanto macho quanto fêmea ficam mais tranquilos com a castração e não desenvolvem comportamentos relacionados com os hormônios sexuais, como demarcação de território. Se a sua cadela também for castrada, melhor ainda.
Como enriquecimento ambiental para o gato você pode disponibilizar prateleiras (felinos adoram observar do alto e a prateleira também servirá como local neutro de descanso ou até como comedouro quando o gato não quiser brincar com o cão) e arranhadores próprios. Além das interações que o gato terá com a Schnauzer, você poderá brincar com ele.
Varinhas que imitam movimentos de presa costumam proporcionar muita diversão.

Agradecemos a colaboração de Naila Fukimoto é adestradora de cães e gatos da Cão Cidadão. Site: http://caocidadao.com.br


Clique aqui e adquira já a edição 141 da Pulo do Gato!