12 curiosidades sobre filhotes felinos

Imagem de gwendoline63 por Pixabay

Os bichanos têm o tempo ideal para conhecer o mundo, dormem muito e não devem tomar leite de vaca

Todo gatinho filhote representa um mundo totalmente novo, seja pela vida dele, que está só começando, ou pelas descobertas dos tutores com tudo que envolve o seu crescimento e desenvolvimento. Apesar de cada pet ter características únicas, existem particularidades e curiosidades que todos os filhotes compartilham. Venha descobrir algumas delas nas próximas páginas.

1) Filhote… mas até quando?

Os gatos geralmente são considerados filhotes até completarem 1 ano de vida, quando se tornam adultos. A exceção ocorre em animais de raças gigantes, como o Maine Coon, que apresenta um desenvolvimento mais lento e pode levar até 3 anos para atingir a fase adulta. 

2) O olho vai mudar de cor

Não fique achando que aquele olho azul do seu gatinho vai necessariamente acompanhá-lo na vida adulta. Quando ele nasce, ainda não tem os olhos completamente desenvolvidos – aliás, é por isso que permanecem fechados por alguns dias. “A cor azulada se deve à imaturidade dos olhos do bebê. É a partir da quinta ou sexta semana de vida que os olhos do gato ficam totalmente maduros, mudando para a cor definitiva”, explica Daniela Formaggio, médica-veterinária especializada em felinos do Hospital Veterinário Taquaral, em Campinas, SP.

3) Surdos nos primeiros dias

Além de nascerem sem os olhos completamente maduros, os gatinhos também nascem surdos. Somente aos 9 dias de idade a orelha fica completamente aberta, mas a audição plena só virá entre a quarta e a oitava semana de vida.  

Seja bem-vindo(a) leitor(a)!
Ainda não é assinante?

Assine agora e tenha acesso ilimitado a todas as materias de todas as edições da revista Medicina Veterinária em Foco!

Assinar


Clique aqui e adquira já a edição 141 da Pulo do Gato!